terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Realidade...


Estive bastante tempo inactivo, por motivos de trabalho mas também para ver até onde ia esta situação do nosso Sporting. Mas chegou a hora de assumirmos a realidade... somos um dos 3 grandes de Portugal, mas neste momento não passamos duma equipa banal que luta no meio da tabela para ir à Europa (e não é à Liga dos Campeões). Uns dizem que é pela direcção, outros pela falta de qualidade ou entrega dos jogadores, outros pela falta de um bom treinador... por mim é tudo junto. Temos de fazer um restart ao Sporting, do género daquele que o Dortmund fez há uns anos onde assumiu que tinha de recomeçar devido à sua crise desportiva e financeira, apostando em jovens jogadores do clube e contratando jovens promissores por preços baixos. Actualmente, é o que se vê no clube alemão (o que não significa que resultasse como resultou com os alemães, mas era uma ideia, principalmente tendo nós uma das melhores academias do mundo...).

Godinho tentou levar o Sporting até um patamar superior relativamente aos últimos anos mas viu desmoronar-se toda a sua estrutura e neste momento está sozinho... talvez a sua maior baixa tenha sido Paulo Pereira Cristóvão, que muitos quiseram fora do Sporting mas que fez um bom trabalho que nós não fomos capazes de valorizar. 

No que diz respeito ao treinador, vamos em 3 esta época... e nenhum deles me convenceu. Sá Pinto, que tinha feito um bom trabalho na época anterior, prolongou as férias dos jogadores pelo sul de Espanha, pois pela preparação física que apresentam, enfim... Oceano veio substituir interinamente o Sá, mas devia voltar à equipa B onde estava a realizar um bom trabalho. Vercauteren ainda está cá há pouco tempo mas não me convence e não parece ser treinador para o nosso Sporting. Talvez Couceiro tivesse razão e era uma solução que até via com bons olhos, nas funções que ele sugeriu... um manager que ficasse responsável por toda a estrutura do futebol.

Quanto aos jogadores, a preparação física feita na "pré-época" foi muito má e, psicologicamente, os jogadores estão de rastos. Alguns apresentam qualidade para cá ficar, mas outros não. Uns são bons, mas os seus salários neste momento são incomportáveis para o cofre de Alvalade. Neste caso, era preciso um diagnóstico profundo para preparar o futuro, visto que o presente (esta época) está quase perdida (temos de conseguir, pelo menos, a Europa). Neste caso e na minha opinião, jogadores como Pereirinha, Boulahrouz, Carriço, Gélson, Elias, Schaars, Jéffren, Izmailov devem ser vendidos já em Janeiro e Xandão devolvido à base. Cédric deve rodar na B ou noutro clube pois ainda não apresenta futebol para o Sporting. Ou seja, apostava num plantel com:

Gr: Rui Patrício e Marcelo;
Defesas: Arias, Dier, Insúa, Rojo, Pedro Mendes, Tobias Figueiredo e Onyewu (Nuno Reis);
Médios: Rinaudo, Zezinho, João Mário, André Martins, Adrien, Labyad e Pranjic;
Avançados: Capel, Carrillo, Bruma, Esgaio, Viola, Ricky e Rubio (Betinho).

Muitos de vocês poderão achar absurdo este plantel com tantos jovens que estão em desenvolvimento, mas seria uma oportunidade para começarem a integrar-se na 1ª equipa e na principal Liga (por exemplo, os que não fossem convocados jogariam na B nesse fim-de-semana). E pior certamente que não fariam...

Resumindo, neste momento o Sporting tem que ser realista (isso inclui os adeptos também) e assumir que o mais importante é reestruturar o Sporting financeira e desportivamente. 
  • Precisamos duma direcção com um projecto bem definido (não sou gestor nem tenho competências nessa área), com soluções financeiras para baixar o passivo (investidores precisam-se) mas mantendo a equipa na Europa (Liga dos Campeões é difícil neste momento), ou seja entre os 5 primeiros lugares. 
  • Precisamos duma boa rede de prospecção para encontrar jovens com grande futuro e comprá-los a baixo custo, com o intuito de os valorizar para em 2 ou 3 anos conseguirmos bons encaixes financeiros.
  • Continuar a desenvolver a nossa academia, pois é das melhores do mundo e onde formamos grandes jogadores.
  • Assumir que nos próximos 2 ou 3 anos, a prioridade é a reestruturação e o objectivo não será ganhar campeonato.
Não sei se vocês estarão de acordo comigo, mas gostava que pudéssemos discutir, neste espaço, soluções para o futuro do nosso clube. Dou-vos a palavra...

1 comentário:

  1. Vou deixar aqui um texto do blog leoninamente, contendo as palavras do ex-jornalista dedicado à área de investigação desportiva que trabalhou no Sporting, na altura de Dias da Cunha:

    ""Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança.

    Vou dizer-vos uma coisa, uma só, porque não posso ir mais além. Quando Dias da Cunha teve conhecimento de que o clube era um centro de negócios para alguns, alguns ilustres sportinguistas, fizeram tudo, mas mesmo tudo, para que ele se demitisse. Mostrei-lhe provas de como os meus relatórios, pagos pelo clube, iam parar às mãos de Pinto da Costa e Valentim Loureiro e havia apenas 4 pessoas que tinham acesso a eles. Arranjei provas de como eram negociados alguns jogadores com graves prejuízos para o Sporting e o envolvimento que havia entre dirigentes sportinguistas e presidentes de clubes do Norte. Eu, com ajuda preciosa de um grande sportinguista que trabalhava no clube, arranjamos provas de como dirigentes do clube, nos bastidores com a ajuda de elementos da juve arquitectavam a derrota para criarem mau ambiente ao presidente e ao treinador. Sabem o que fizeram? elegeram os traidores e os negociantes e voltaram a eleger e a eleger os mesmos traidores. Chegaram mesmo ao ponto de contratarem um elemento ligado à claque para agredir um elemento que estava comigo nas investigações. Tenho todos os meus relatórios e juro-vos que se um dia eles fossem publicados dariam o livro mais polémico da história do futebol.

    Tenho lido com atenção todos os comentários e só me ocorre uma coisa: isto não é um problema do Sporting é um problema do povo português. No futebol como na política ninguém se mostra atento com quem nos prejudica e quando confrontados com um novo problema voltam a errar e a apostar em quem os traiu. A bandeira eleitoral de Godinho Lopes, foi Carlos Freitas, um negociante de jogadores que nem sportinguista é. Um elemento que já foi despedido do Sporting por 4 ou 5 vezes e sempre em situações pouco claras. Pois os sportinguistas voltaram a apostar nele e voltaram a despedi-lo. Querem o quê afinal?!..."

    Marinho Neves na sua página do Facebook em 13.12.2012: https://www.facebook.com/marinho.neves

    Lembram-se do "Golpe de Estádio"?!... Marinho Neves foi o seu autor. Ainda acredito que um dia publicará o "Golpe de Estádio II", como em tempos as suas palavras deixaram perceber. Sou seu fã e amigo no Facebook e ontem apreciei a sua frontalidade, coragem e desassombro.
    O grande Zeca Afonso cantou: "O que faz falta é avisar a malta!..."

    Leoninamente,
    Até à próxima"

    http://leoninamente.blogspot.pt/2012/12/nao-vai-de-outro-jeito-entao-so-bomba.html

    Para quem leu isto, agora eu pergunto: juntando estas palavras (que não são novidade para quem anda atento) àquilo que todos nós vemos que acontece no nosso clube e ao estado a que o Sporting chegou, o que será preciso mais para que os sócios e adeptos abram os olhos de vez ?

    Está na altura de uma limpeza séria no Sporting!

    SL

    ResponderEliminar