domingo, 28 de julho de 2013

Actualidade


Começa em breve a nova temporada 2013/2014 e os nossos jogadores apresentaram-se ontem aos adeptos do Sporting. Estive lá no estádio mas esperava ver o estádio muito mais cheio (será das férias?). Foram apresentados 19 jogadores, deixando em aberto 3 vagas (seguindo a lógica de Leonardo Jardim dos 20 jogadores de campo mais 2 guarda-redes).

Resumindo:
GR:
1. Rui Patrício (contrato até 2018)
22. Marcelo Boeck (contrato até 2016)
LD:
41. Cédric Soares (contrato até 2016)
2. Weldinho (contrato de empréstimo até 2014, com mais 4 anos de opção se for comprado)
LE:
4. Jefferson (contrato até 2017)
DC:
15. Eric Dier (contrato até 2016)
5. Marcos Rojo (contrato até 2016)
3. Maurício (contrato até 2018)
MDC:
21. Fabián Rinaudo (contrato até 2015)
14. William Carvalho (contrato até 2018)
MC:
23. Adrien Silva (contrato até 2017)
10. Gerson Magrão (contrato até 2014, com mais 2 anos de opção)
MO:
8. André Martins (contrato até 2016)
20. Zakaria Labyad (contrato até 2017)
EXT:
11. Diego Capel (contrato até 2016)
18. André Carrillo (contrato até 2016)
28. Wilson Eduardo (contrato até 2018)
PL:
17. Fredy Montero (contrato até 2014, com mais 4 anos de opção)
92. Salim Cissé (contrato até 2018)

Duas das 3 vagas em aberto parecem-me estar à espera da resolução de conflitos, nomeadamente Ilori (contrato termina em 2015) e Bruma (contrato termina em 2014). Enquanto não houver renovação de contrato por parte destes 2 jogadores, não farão parte dos planos da equipa principal, sendo que a hipótese de saírem também está em cima da mesa. A última vaga pode ser ocupada por mais 1 avançado ou extremo goleador. Não foram apresentados jogadores como Viola e Jeffrén (podem estar de saída do clube, o primeiro por empréstimo e o segundo em definitivo), André Santos e Diogo Salomão (terminam contrato em 2014 e também deverão sair em definitivo).

Quanto ao jogo de ontem, já se começa a ver o trabalho desenvolvido por Leonardo Jardim, com a pressão exercida logo na defesa contrária, a saída de bola controlada sem ser o típico pontapé para a frente, as compensações feitas no meio-campo e o trabalho feito nas bolas paradas. Por melhorar ainda, como é normal numa pré-temporada, o trabalho ofensivo em ataque organizado. Gostei de ver principalmente o William Carvalho e o Adrien, que fizeram uma grande dupla no meio-campo a defender e a atacar, sempre a trabalhar para a equipa e a criar espaços, presentes em todo o campo. Destaque também para as exibições do Rui, Eric, Maurício (bela surpresa pela forte marcação e bolas paradas, vamos dar tempo para ver), Cédric e Jefferson (precisam de melhorar um pouco as acções defensivas pois deixam muito espaço nas costas), André Martins, Fokobo, Esgaio, João Mário e Wilson Eduardo (quando jogou na ala). Não gostei tanto das exibições do Labyad, Cissé, Marcelo, Rinaudo e Carrillo, mas pode ter sido apenas um jogo e provavelmente irão melhorar os seus índices exibicionais.

Com as expectativas de entrar em cada jogo para vencer e sem estabelecer grandes objectivos, vamos ver até onde estes jovens jogadores nos podem levar. É de realçar também o grande trabalho que está a ser realizado em conjunto com a equipa B, liderada e muito bem pelo Abel. Parece-me que esta estreita ligação entre as duas equipas vai dar mais motivação aos jovens e iremos colher esses frutos.

PS: Apesar de nada ter a ver com o nosso Sporting, gostaria de ver esclarecida a transferência do Roberto do Benfica para o Zaragoza (ou será para o Atlético de Madrid?). Já passaram 2 ou 3 dias e ainda não vi a CMVM a dizer nada sobre isto, uma vez que é notório que alguém mentiu neste processo todo... mas como é fim-de-semana, vou esperar até à próxima semana para ver se o circo pega fogo ou não. 
Ah, Pizzi... se for confirmado o teu empréstimo, tenho pena por ti... foste meter-te no circo e ainda sais como o "palhaço". Não sei de quem foi a culpa de não vires para o Sporting como tu disseste que querias, mas parece que a tua decisão de vires para cá jogar para ires ao Mundial foi por água abaixo. Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário