segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Início da época para o Sporting!

Terminou a pré-época do nosso Sporting! A partir do próximo domingo inicia-se a temporada oficial para o clube de Alvalade. Foi uma pré-época com altos e baixos, que serviu para preparar a equipa em jogos contra equipas que joguem mais fechadas nos últimos 30/40 metros à espera do adversário, ou seja, a maioria das equipas da nossa liga. Em 10 jogos, 6 vitórias, 2 empates e duas derrotas. Saíram do plantel Tiago, João Pereira, Polga, Rodriguez, Evaldo, André Santos, Renato Neto, Matías Fernandez e Ribas. Entraram Cédric, Boulahrouz, Rojo, Pranjic, Gelson Fernandes, Adrien, Labyad, Wilson Eduardo e Valentin Viola. Resumindo, apresentamos um plantel com mais qualidade em comparação aos últimos anos, sendo que a defesa é a zona onde se nota mais essa diferença em relação aos anos anteriores. As expectativas dos adeptos são altas face ao plantel apresentado, ou seja, o Sporting terá como principal objectivo a luta pelo título de campeão nacional.

Plantel do Sporting (26 jogadores)
Guarda-Redes
Rui Patrício (1): Titular da baliza leonina e da selecção. Falou-se da possibilidade de sair neste defeso mas o mercado não trouxe novidades, o que são boas notícias para o nosso clube. Urge renovar contrato com o nosso guarda-redes.
Marcelo Boeck (12): Qualidade não lhe falta e dá boas garantias para os jogos das Taças de Portugal e da Liga ou quando o Rui não puder actuar.

Laterais Direitos
Cédric Soares (41): Parece levar vantagem sobre o Bruno. Seguro a defender e atrevido a atacar, sempre com bons cruzamentos, segue na frente para a titularidade.
Bruno Pereirinha (25): Tem uma relação amor/ódio com os adeptos. Melhor a defender do que a atacar, parte atrás de Cédric.

Laterais Esquerdos
Emiliano Insúa (48): O titular do lado esquerdo. Um dos melhores na última época, seguro a defender, incansável a atacar.
Daniel Pranjic (30): O reforço croata será alternativa a Insúa e, quem sabe, com a sua polivalência, será alternativa a mais posições.

Defesas Centrais
Boulahrouz (6): Chegou, viu e tornou-se patrão. O holandês conseguiu a confiança do Sá e com a sua garra e capacidade de antecipação, será um dos pilares da defesa.
Marcos Rojo (15): Outro reforço que também chegou para ser titular. Mais discreto que o holandês mas com mais velocidade e saída de bola... e joga do lado esquerdo!
Xandão (4): Parece ser a 3ª escolha do treinador e com a sua altura poderá ser-nos muito útil. Leva vantagem sobre Onyewu devido à maior velocidade.
Onyewu (5): O americano não tem sido aposta mas com a sua altura e jogo aéreo poderá ser muito importante em alguns jogos onde a marcação a jogadores altos será necessária.
Daniel Carriço (3): Para mim, o pior dos 5 centrais. Joga melhor a médio defensivo mas tem sido usado a defesa central, onde comete muitos erros. Se ficar, deve-se às competições europeias.

Médios Defensivos
Fito Rinaudo (21): Na minha opinião, leva vantagem sobre o suíço devido à raça e qualidade de saída e construção de jogo.
Gelson Fernandes (86): Demonstra uma grande disponibilidade física e táctica, aparecendo no campo todo.

Médios Centro
Elias (77): O titular na posição 8. Corre o campo todo, vem buscar jogo, distribui o mesmo e, se for preciso, ainda aparece a finalizar.
Stijn Schaars (8): Para já parte atrás do brasileiro. Grande qualidade no passe e distribuição de jogo mas mais lento.
André Martins (28): O jovem português não tem tarefa fácil para jogar esta época. Com grande capacidade técnica e de visão de jogo, não seria mal pensado rodá-lo na equipa B.

Médios Ofensivos
Adrien Silva (23): Para já, parece ser o dono da posição 10. Boa capacidade técnica, boa visão de jogo, o português foi dos melhores na pré-época. Vamos ver como vai ser nos jogos a sério... e se renova o contrato!
Marat Izmailov (10): Pouco apareceu na pré-época devido a uma lesão (mais uma!). Nas melhores condições, será um jogador a ter em conta para a titularidade. Ainda não está descartada a sua venda.
Zakaria Labyad (20): Esteve nos JO e só fez cerca de 10 minutos de leão ao peito mas pelo que se viu, a qualidade está lá. Deposito muitas esperanças neste jovem.

Extremos
Diego Capel (11): Um dos dinamizadores do ataque leonino... quando corre bem! Por vezes corre demasiado com a bola e torna-se inconsequente.
André Carrillo (18): Será um dos jogadores a ter em conta este ano... e Sá Pinto demonstra isso. Excelente qualidade técnica, falta por vezes definir melhor as jogadas.
Jeffrén (7): Depois de um ano de lesões, espera-se que seja o ano da afirmação. Na sua melhor forma, sentará o espanhol.
Wilson Eduardo (17): Sá Pinto conta com ele, mas o português não terá vida fácil. Com estas opções nas alas, poderá ser importante no apoio ao ataque num esquema 4-4-2.

Avançados
Ricky van Wolfswinkel (9): O titular do ataque. Depois duma época com 25 golos, esperamos muito deste avançado holandês.
Valentin Viola (16): Para já, uma incógnita. O jovem argentino, pelo que vi do final da taça argentina, demonstra qualidade técnica e velocidade. Agora, é esperar para ver... mas estou confiante que vai sair dali qualquer coisa boa!
Diego Rubio (33): Ainda muito novo para ser já alternativa ao titular holandês. Precisa de ganhar maturidade competitiva e, por isso, deverá rodar na equipa B.

Este é o nosso plantel para atacar a nova temporada. Como disse Luís Duque, poderão haver entradas e saídas até dia 31 de Agosto e só a partir desse dia o plantel estará fechado. Temos 2/3 jogadores por posição e com bastante qualidade, o que nos permite encarar o futuro com bons olhos. Penso que faltará apenas 1 avançado para ser alternativa ao Ricky, sendo que o Rubio precisa de crescer e nada melhor que a equipa B para o fazer. O facto de nas competições europeias termos de apresentar jogadores formados localmente faz com que a venda de Daniel Carriço seja complicada, pois acho que dos centrais é o mais fraco e o que deveria sair (temos 5 e com equipa B penso que só precisaríamos de 4 no máximo). No meio-campo temos 8 jogadores para 3 posições, o que poderá implicar a saída de alguém ou André Martins rodar na equipa B.

O que acham deste plantel? O melhor dos últimos anos? Precisamos de mais reforços ou o plantel está fechado?

Sem comentários:

Enviar um comentário