terça-feira, 13 de agosto de 2013

Estamos prontos, que venha o campeonato!


O nosso Sporting terminou a pré-temporada, este domingo, com uma vitória (3-0) frente à Fiorentina (equipa do top 5 italiano). Foi um bom jogo, onde já se viu algo que não se via noutros anos, organização. Fizemos uma excelente primeira parte, onde controlámos os italianos, enquanto que na 2ª sofremos um pouco nos primeiros 20, 25 minutos. Mas sendo os italianos muito perdulários na finalização, nós aproveitámos bem as nossas oportunidades e vencemos, ficando novamente com o nosso troféu em casa. Agora, vem aí o campeonato e penso que estamos preparados para o que vem aí, sendo que devemos afinar algumas coisas, como é normal nesta fase, principalmente a nível defensivo. Temos tudo para fazer uma época tranquila e penso que o objectivo será disputar o 3º lugar. Tudo o que vier de melhor a partir daí, é bónus. Resumindo, o plantel com que vamos começar a época será:

1. Rui Patrício: É o titular indiscutível da nossa baliza! Vimos isso durante a pré-época e com ele em campo é garantia de menos golos sofridos e mais pontos ganhos. A questão é: será que fica mais uma temporada?

22. Marcelo Boeck: Um grande leão, sente o Sporting no coração. Isso já merece o nosso apoio. E para suplente do Patrício é o ideal pois defende o nosso clube no banco como mais ninguém. Para titular ainda tenho dúvidas, pois as exibições da pré-época não me convenceram muito.

41. Cédric Soares: Em princípio será o titular do lado direito da defesa. Melhor a atacar, com bons cruzamentos, do que a defender, precisa de melhorar defensivamente para ser indiscutível.

2. Welder: Ao contrário do português, o brasileiro parece ser melhor a defender (mais certinho e concentrado) que a atacar, onde ainda está um pouco inibido. Vamos ver como evolui e para já parece ser uma boa alternativa.

4. Jefferson: Análise muito semelhante ao Cédric. Melhor a atacar que a defender, vamos ver a sua evolução defensiva. Para já, parece ser o titular na esquerda da defesa.

15. Eric Dier: O patrão da nossa defesa. Quando está em campo, a equipa sente-se mais segura defensivamente. Altura, marcação, posicionamento, comando, técnica, ou seja, tudo boas características para um grande central.

3. Maurício: A contratação do brasileiro foi muito criticada por ter vindo da 2ª divisão brasileira (os adeptos do nosso clube são assim)... mas tem dado boas indicações, apesar de ainda precisar de melhorar alguns aspectos defensivos. Forte na marcação directa e agressivo q.b., preciso de melhorar na abordagem aos lances e no jogo aéreo.

5. Marcos Rojo: O argentino parece ser o titular ao lado de Dier no centro da defesa, mas ainda precisa de melhorar a concentração no jogo e o jogo aéreo. Poderá também ser chamado a jogar na esquerda em jogos que precisemos de fechar melhor esse lado da defesa.

14. William Carvalho: Para já, leva vantagem na posição de médio defensivo. Alto, forte, boa marcação, passe, leitura de jogo, falta-lhe apenas um pouco de velocidade mas tem tudo para ser uma referência no nosso meio campo.

21. Fabian Rinaudo: O capitão parte em desvantagem relativamente ao William. Tem uma marcação forte e mais velocidade que o anterior, mas perde na abordagem aos lances (às vezes não pensa nas entradas que tem), altura e passe. Uma boa alternativa ao William ou para jogar num duplo pivot defensivo.

23. Adrien Silva: O melhor jogador da pré-época e o possível titular ao lado do William. Intensidade defensiva e ofensiva, técnica, passe, leitura de jogo, ou seja, tudo para ter uma boa época a titular.

10. Gerson Magrão: Outro brasileiro que foi criticado (sinceramente não percebo o criticar só por criticar, sem ver o jogador). Tem boa técnica, passe, leitura do jogo e pode desempenhar vários papéis. Falta-lhe velocidade que tenta compensar com vontade e garra, mas parece ser uma boa opção para o nosso meio-campo.

8. André Martins: O português anda na luta do meio campo para ser titular. Boa técnica, visão de jogo, passe e velocidade, parece ainda faltar-lhe intensidade, aguentar mais que 60 minutos e não se esconder tanto do jogo quando não tem espaço. Vamos ver se consegue melhorar estes aspectos.

20. Zakaria Labyad: Penso que o marroquino ainda fará parte do plantel principal, até porque no 4-4-2 pode dar algo diferente que o André não deu, ou seja, vir da linha para dentro. Tem técnica, velocidade, passe, visão de jogo, remate fácil, ou seja, tem tudo para brilhar. Basta ele entrar em campo com outra atitude.

18. André Carrillo: Um dos prováveis titulares nas alas do Sporting. Tem tudo para ser um grande jogador: velocidade, técnica, remate, finalização... precisas por vezes de definir melhor as jogadas e quando assim for, teremos ali um caso sério.

11. Diego Capel: Um dos mais adorados pelos adeptos, se continuar em Alvalade não irá ter vida fácil para jogar. Velocidade, técnica e muita garra são algumas qualidades, mas o facto querer ir sempre à linha cruzar e de não levantar a cabeça limita a sua visão do jogo. A rever!

28. Wilson Eduardo: Um extremo que pode jogar a avançado e que tem velocidade, cruzamento e alguma capacidade de finalização. Luta para ser titular e pode trazer algo de novo nas faixas. Vamos ver se agarra as oportunidades.

17. Freddy Montero: Para já, chegou, viu e... marcou! Pede-se golos aos avançados e ele já fez 2. Parece ser jogador para jogar acompanhado na frente e não sozinho. Boa técnica, passe, leitura e visão do jogo, precisa de melhorar a sua finalização dentro da área e ganhar cabedal. Para já parte em vantagem para ser titular.

9. Islam Slimani: O avançado que faltava, ou seja, forte fisicamente, bom jogo de cabeça, o jogador ideal para jogar sozinho na frente a desgastar as defesas ou em 4-4-2 acompanhado por... Montero. Ainda não deu para avaliar a sua finalização mas certamente será um finalizador de área.

92. Salim Cissé: Forte fisicamente e como bom jogo aéreo, parece ainda estar muito verde para a equipa. Precisa de rodar mais antes de vir para o plantel principal, talvez na equipa B. Para já, preferia ver o Betinho na B e a ser chamado à equipa A se fosse preciso.

Parece então faltar 2 ou 3 jogadores neste plantel para Leonardo Jardim ficar satisfeito. Um central, que poderá ser Tiago Ilory ou Ruben Semedo. Ambos jogadores rápidos, altos, fortes e com boa marcação, precisando de adquirir mais atenção aos momentos de desarme. Um jogador que seja alternativa ao Adrien, um box-to-box, forte na marcação mas com capacidade de sair a jogar, passe e intensidade de jogo defensiva e ofensiva (fala-se de Ogude, vamos ver se é esse jogador). Um extremo que possa desequilibrar ou entrar pelo meio, que poderá ser Bruma se o processo for resolvido a bem.

O meu onze seria: Rui Patrício, Cédric, Dier, Ilory (Rojo), Jefferson, William, Adrien, Gerson (Bruma se ficar), Carrillo, Montero e Slimani. Penso que o 4-4-2 para a maior parte das equipas da liga é o ideal sendo que na fase defensiva o Montero baixa para fechar o trinco deles. Em equipas mais ofensivas também podemos pôr o Rojo à esquerda e no meio outro central.

Por agora uma certeza... vem aí o Arouca e a primeira jornada do campeonato e no domingo (15:45) vamos todos encher o estádio, sem desculpas! O Sporting precisa de nós!

3 comentários:

  1. Minha equipa contra o Arouca em 4-2-3-1:

    Marcelo;
    Welder, Semedo, Maurício, Rojo;
    Eric, Wilson;
    Carrillo, Montero, Wilson;
    Slimani

    DUARTE

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que este "argumento" do intermediário Catió, do Bruma não se sentir bem psicologicamente por ir recuperar a forma para a equipa B, apenas visa manter o braço de ferro com o Sporting, até ver os SEUS interesses resolvidos.
    Se o Sporting pusesse já Bruma na equipa principal, arranjaria outro argumento qualquer.
    Penso que o intermediário Catió apenas quer impedir que Bruma renove o contrato até 31 de Agosto, a não ser que lhe deem a ele (Catió) tudo o que quer.
    A Administração do Sporting devia não renovar o contrato com Bruma, proibir os treinadores das equipas B e Principal de o convocarem e, no final do contrato, o Bruma que vá para o ........., mais o intermediário Catió.
    Paralelamente, a Administração do Sporting nunca mais deveria estabelecer qualquer negócio com o intermediário Catió, nem aceitar novos jogadores "dele".
    Os atuais jogadores "dele" no Sporting, quando chegar a altura de renovar os contratos, ou negociavam diretamente com o Sporting, ou então que vão para o ..........
    Os clubes estão falidos e os intermediários cada vez mais ricos.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  3. The Portugee Bacaladitos are like an Albania, an El Salvador, or a Laos, but we enjoy "thinking" we are somehow special because we have been munching on English weiners for over 700 years even though they have used us as a buffer between Spain and them. If only we had the intelligence to have united with our brothers Spain, we would have Crushed the English long, long ago but alas....we are much too stupid to think Big so we remained the lap dog, i mean bummm buddy of the English.

    Basically, Putugal is SHIT! :(

    ResponderEliminar